O Chefe do Executivo da RAEM, Edmund Ho, recebeu ontem o Primeiro-Ministro do Vietname, Nguyen Tan Dung, num encontro em que ambos concordaram em promover o intercâmbio de visitas, o estabelecimento de parcerias comerciais e o estreitamento das relações de cooperação nos campos do investimento, turismo, educação e trabalho.

Segundo a imprensa vietnamita, Edmund Ho também salientou que Macau está disponível para funcionar como plataforma de ligação entre o Vietname e os países lusófonos. Uma nota divulgada pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo da RAEM indica também que Nguyen Tan Dung disse acreditar que esta sua primeira visita oficial ao território irá ajudá-lo a conhecer melhor a situação económica de Macau. No encontro com Edmund Ho, o chefe do Governo vietnamita expressou ainda a vontade de “impulsionar um desenvolvimento conjunto, no futuro”.

Depois do encontro, seguiu-se um almoço de boas-vindas oferecido pelo Governo da RAEM. Durante a estada no território, Nguyen Tan Dung, que foi recebido à chegada pela Secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, esteve presente na sessão de abertura do Fórum Empresarial Vietname – China (Macau) e teve encontros com representantes do sector empresarial da RAEM. Concluído o programa, a delegação oficial deixou o território, no final da tarde, de regresso ao Vietname, depois de ter recebido os cumprimentos de despedida do Secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam. A delegação governamental que acompanhou Nguyen Tan Dung incluiu o chefe do Gabinete do Governo (ministro) – Nguyen Xuan Phuc; o ministro de Indústria e Comércio, Vu Huy Hoang e o embaixador do Vietname na China, Nguyen Van Tho, entre outros.

Jornal Tribuna de Macau - 22 de Abril de 2009