Cândida Teixeira teceu estas considerações na abertura da V sessão da Comissão Bilateral entre Angola e o Vietname, que decorre desde hoje até quarta-feira na capital angolana. A governante angolana reconheceu a necessidade de se elevar as relações de cooperação económicas ao nível das relações políticas, dando-se privilegiada às ligações empresariais.

De acordo com a ministra, o Vietname é um país amigo que reconheceu a independência de Angola desde os primeiros anos da independência e os laços de cooperação e amizade datam desde esta altura. Durante a sua intervenção, fez um historial da cooperação entre os dois países, tendo realçado alguns instrumentos jurídicos já rubricados entre os dois países e as perspectivas para a cooperação.

Referiu que o encontro tem como objectivo o incrementar das relações de cooperação entre os dois países, que actualmente tem predominância o domínio técnico. Durante dois dias, os dois países vão fazer um balanço do nível de cooperação da cooperação bilateral , perspectivar a cooperação para o biénio 2011-2012 nos domínios Político, Diplomático, Económico, Financeiro, Comercial, Social e Cultural.

Durante a mesma estão em negociações instrumentos jurídicos como Acordo sobre Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, Acordo de Cooperação Cultural e um Protocolo entre os ministérios da Educação de Angola e do Vietname.

Agência Angola Press - 29 de Março de 2011